top of page
Terapia Ocupacional
 

A Terapia Ocupacional é o tratamento de condições de saúde, que afetam o desempenho das pessoas em qualquer fase da vida (crianças e adultos), através do envolvimento em atividades significativas, com o objetivo de lhes proporcionar o seu máximo nível de funcionalidade e de independência nas ocupações em que desejam participar.

 

O Terapeuta Ocupacional avalia as funções sensoriais, percetivas, físicas e sociais do indivíduo, bem como os fatores ambientais que influenciam o seu desempenho nas atividades; identifica as áreas de disfunção e envolve o indivíduo num programa estruturado de atividades significativas de forma a ultrapassar as dificuldades proporcionadas pela sua condição de saúde. As atividades selecionadas são-no de acordo com as necessidades pessoais, sociais, culturais e económicas e refletem os fatores ambientais que orientam a vida do indivíduo

Terapia da Fala

 

O Terapeuta da Fala (TF) é o profissional de saúde que estuda, avalia, diagnostica, intervém e ajuda a prevenir as alterações relacionadas com a comunicação (verbal e não verbal), linguagem (oral e escrita), fala, motricidade orofacial, voz, deglutição e fluência.

 

As alterações nestas áreas podem ter diversas origens, como o Acidente Vascular Cerebral, lesão ou deterioração cerebral (e.g. Esclerose Lateral Amiotrófica, Esclerose Múltipla), atraso de desenvolvimento, fenda do palato, dificuldades de aprendizagem, paralisia cerebral, deficiência mental, lesões da laringe,deficiência auditiva, entre outros.

 

As alterações podem ser congénitas, desenvolvimentais ou adquiridas, pelo que a população alvo da terapia da fala abrange todas as faixas etárias, ou seja, bebés, crianças, jovens e adultos.

 

 

 

Psicologia

 

Hoje em dia, procurar ajuda psicológica faz parte do quotidiano de muitas pessoas, pelo que é perfeitamente natural que em alguns momentos da sua vida, necessite dos conhecimentos de um profissional.

 

A Psicologia tem como principal objectivo a compreensão dos comportamentos humanos disfuncionais de forma a elaborar planos terapêuticos que venham a eliminar comportamentos nocivos ao bom desenvolvimento do ser humano.

 

Intervém em áreas distintas do comportamento como Fobias, Depressões, Condutas Desviantes, Perturbações de Personalidade, Ansiedades, Ataques de Pânico, entre outros.

Reiki

 

Reiki é um método japonês que permite a canalização de “Energia Universal” (Reiki) para um receptor através da imposição das mãos. É considerada uma Terapia Complementar com o fim de revitalizar, equilibrar e auxiliar a pessoa no processo de cura ao nível físico, emocional, mental e espiritual.

 

O Terapeuta passa as suas mãos sobre o paciente em determinadas posições, sem exercer pressão ou manipulação de algum tipo e sempre regido por um rigoroso código de ética. 

Psicopedagogia

 

É a área de estudo dos processos e das dificuldades de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos. O psicopedagogo identifica as dificuldades e os transtornos que impedem o estudante de assimilar o conteúdo ensinado na escola. Para isso, faz uso de conhecimentos da pedagogia, da psicanálise, da psicologia e da antropologia. Analisa o comportamento do aluno, observando como ele aprende. Promove intervenções em caso de fracasso ou de evasão escolar. 

Shiatsu

 

Shiatsu é uma técnica de massagem originária no Japão, realizada pela pressão dos dedos (principalmente o polegar) em pontos específicos do corpo, que compõem um sistema de canais energéticos.

 

É utilizada com o objetivo de normalizar a energia vital da pessoa, dando-lhe força; de libertar tensões e potenciar o poder regenerativo. Combate os distúrbios funcionais do organismo, como sintomas relacionados com o stress, enxaquecas, depressão, dores musculares, artrite, insónias, obstipação, entre outros.

Terapias com Cristais
 

A Terapia com cristais é uma terapia vibracional que envolve a colocação de cristais em pontos específicos do corpo e/ou em volta deste.

 

Esta harmoniza a mente, o corpo, as emoções e o espirito.  Ajuda a libertar bloqueios facilitando um maior fluxo de energia e a penetrar com mais clareza no nosso mundo interno.

 

 

 

Avaliação Psicológica de Condutores
 

Dispomos de um serviço de Avaliação Psicológica de Condutores, que utiliza um Sistema Integrado de Avaliação Psicológica de Condutores (BAPCON), de acordo com a legislação em vigor, homologado pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) e levado a cabo por psicólogos reconhecidos pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP).

 

No âmbito do novo Regulamento da Habilitação Legal para Conduzir (RHLC), os psicólogos no exercício da sua profissão realizam as avaliações da aptidão psicológica indicadas no n.º 2 do artigo 25.º.

 

O exame psicológico destina-se a avaliar as áreas percetivo-cognitiva, psicomotora e psicossocial, relevantes para o exercício da condução ou susceptíveis de influenciar o seu desempenho, de acordo com o estabelecido no anexo VI do RHLC

bottom of page